Seo Services

Aprenda a inovar no seu processo de recrutamento

Encontrar os talentos adequados para preencher vagas em uma empresa pode até parecer uma tarefa fácil, mas não é bem assim. É preciso um processo planejado e muito bem estruturado para não se arriscar a contratar as pessoas erradas, trazendo transtornos e despesas para a organização.

Aprenda a inovar no seu processo de recrutamento


O planejamento do processo de recrutamento permite ao profissional de RH um maior controle das etapas, e assim possibilita transparência para os candidatos, que se sentirão mais seguros sabendo se estão em congruência com a cultura e valores da organização.

Para facilitar todo esse processo, trazendo mais praticidade para a vida do recrutador, muitas empresas e especialistas em recrutamento e seleção de pessoas têm desenvolvido métodos que trarão inovação e mais eficiência aos seus processos seletivos.

Defina o Perfil do profissional que a vaga carece


Antes da divulgação de uma vaga, é necessário entender qual o perfil do profissional que deve ocupa-la. Para tanto, recrutador e gestores devem definir juntos, que habilidades, experiências e responsabilidades esse profissional precisa ter e que pacote de remuneração e benefícios a empresa poderá oferecer. Com essas informações em mãos, é hora de elaborar uma chamada para o processo de recrutamento.

Divulgue a vaga com o perfil predefinido


Esse é um momento para fazer uso das inovadoras ferramentas de recrutamento online. Hoje muitos sites de emprego, inclusive gratuitos para os candidatos, contam com instrumentos que permitem pesquisar vagas e enviar currículos por um aplicativo próprio.

O recrutamento online é vantajoso para o candidato que não precisa mais se deslocar de empresa em empresa levando seu currículo impresso e também para o recrutador que terá mais facilidade em filtra-los com ferramentas oferecidas pelo próprio site.

Aposte também no Employer Branding, uma nova estratégia capaz de fazer com que sua empresa atraia os melhores profissionais da área.

Utilize ferramentas online no processo de triagem


Hoje muitos sites de vagas contam com ferramentas que podem facilitar e agilizar o processo seletivo como testes de lógica e português online e perfil comportamental. Além disso, os currículos podem ser filtrados com base na escolaridade, experiência e área de atuação do candidato, deixando a disposição dos recrutadores apenas os currículos realmente relevantes para a vaga disponível.

Conheça na prática as habilidades dos candidatos


Após a triagem, e até mesmo uma primeira entrevista que poderá ser feita também à distância, é hora de conhecer os candidatos pré-selecionados e, nesse momento, colocar em prova suas habilidades e comportamentos. Dinâmicas em grupo e provas situacionais são fundamentais para observar as habilidades e competências do candidato no momento em que ele realmente precisará usa-las. Aposte nas dinâmicas em forma de games para engajar as equipes e revelar o melhor de cada um.

Não se esqueça do feedback


Para o candidato que não passou no processo seletivo, é importante saber por quais motivos ele foi eliminado. Não ter um retorno o deixa frustrado. Ao dar esse feedback, além de ajudar o profissional a corrigir seus pontos fracos e se preparar melhor, a empresa demonstra ter por ele respeito em empatia.

Na era das redes sociais e da informação globalizada, é importante que as empresas se preocupem em não deixar margem para a negativação de sua imagem, o que pode prejudicar, não só futuros processos seletivos, mas também o relacionamento com parceiros de negócios e clientes.



Um bom processo de recrutamento deve levar em conta, não só as necessidades da empresa para preencher uma vaga em um determinado momento, mas também os reflexos futuros. Processos bem elaborados e executados garantem contratações eficientes, diminuição na rotatividade de pessoal e, consequentemente, mais produtividade para a organização.

Para saber mais sobre como aprimorar seus processos seletivos, encontrar os melhores talentos e manter uma boa imagem da sua empresa nas redes sociais, curta nossa pagina no Facebook. Nós temos essas e muito mais informações relevantes para a sua organização.
Aprenda a inovar no seu processo de recrutamento Aprenda a inovar no seu processo de recrutamento Reviewed by Ana on 13:23 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.