Seo Services

Dilemas da doação de órgãos na atualidade brasileira


Doação de órgãos

Há varias questões na área da saúde que no decorrer do tempo vem se tornando cada vez mais graves, para médicos, pacientes e população em geral.

A doação de órgãos nos últimos tempos encontra-se em uma situação precária, uma vez que seu baixo índice tem aumentado o número de pessoas na fila de espera e, consequentemente, elevando a mortalidade entre os que aguardam por um transplante.


Doação de órgãos no Brasil

O Brasil é o segundo país que mais realiza transplantes de órgãos no mundo, sendo o SUS (sistema único de saúde) o maior programa público a realizar esse procedimento no globo, mas o programa esbarra no baixo número de doadores, sendo em média 14 por milhão de habitantes.

A forma de abordagem feita junto aos familiares de um paciente com morte encefálica é um dos fatores que causa a recusa para a permissão da doação de órgãos, visto que a maioria das pessoas desconfia do sistema de saúde e tem medo e tem medo de que o familiar não esteja realmente morto. Este é um grande empecilho para o aumento do número de doadores.

Outro fator determinante para a baixa taxa de doações é que, mesmo o território brasileiro realizando transplantes de órgãos, a ausência e a precariedade da infraestrutura na maioria dos estados para a realização de cirurgias deixa muito a desejar.

Como transformar essa realidade?

doe órgãos

Portanto, o governo federal deveria criar, em parceria com a mídia, campanhas de conscientização para erradicar os medos da população acerca da doação de órgãos e incentivar a participação de todos.

É necessário também o direcionamento de verbas suficientes, a fim de tornar todos os estados brasileiros capazes de realizar transplantes.

Nas escolas, é necessária a realização de palestras e debates, a fim de esclarecer dúvidas sobre o assunto que é de tamanha importância para a sociedade brasileira.


Esta e uma redação de Emilly Fonseca.
Gostou? Você também pode publicar a sua aqui.
Dilemas da doação de órgãos na atualidade brasileira Dilemas da doação de órgãos na atualidade brasileira Reviewed by Ana on 11:23 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.